Hormônio do Amor
Já foi comprovado que a relação afetiva entre cão e humano faz com que o hormônio ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, seja liberado tanto no cão quanto no humano. Um simples afago em um cãozinho que você encontra pela rua e que lhe retribui esse carinho com um “lambeijo” ou só fechando os olhinhos e abanando a cauda, já faz cão e humano terem o hormônio do amor liberado.Poder receber e dar esse carinho diversas vezes por dia, faz com que o cão e o humano liberem quantidades importantes desse hormônio no corpo, isso dá uma sensação de bem estar e alegria constante.
Pesquisa
Pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth colheram, durante uma semana, saliva de 450 funcionários de uma empresa, essa empresa permite que seus funcionários levem seus cães para o trabalho. Os pesquisadores estudaram as pessoas que levavam seus cães ao trabalho e as que não levavam ou não tinham um.As pessoas que levavam seu cão para a empresa apresentaram redução do estresse durante o dia, enquanto as pessoas que não levavam ou não tinham um apresentaram um aumento no estresse até o fim do expediente todos os dias.
Segundo os pesquisadores, o estresse sobe nas pessoas que não trabalharam perto de um cão porque o estresse está ligado a sobrevivência e para sobreviver no trabalho eles precisavam estar em estado de alerta, é dessa forma que seus corpos reagiam ao ambiente hostil que a empresa representava ao cérebro.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre Santiago: A Capital dos cães de rua
Ao contrário do que acontecia com as pessoas que estavam acompanhadas de seus cães, com o cãozinho presente na empresa, o cérebro deixava de interpretar o ambiente como hostil devido a liberação de ocitocina e permitia que os níveis de estresse se reduzisse.
Síndrome de Burnout
Essa é uma síndrome que tem atingido cada vez mais pessoas no mundo, ela tem ligação direta com o aumento de estresse no ambiente de trabalho e pode afastar muita gente do trabalho. Na Alemanha cada vez mais empresas aderiram a liberação de cães no ambiente de trabalho com o intuito de evitar essa síndrome.
Cães aceitos no ambiente de trabalho
Não é qualquer cãozinho que é aceito no ambiente de trabalho, mesmo as empresas que liberam que isso aconteça, é necessário que o cão esteja com todas as vacinas em dia, esteja limpo e seja um cão calmo e obediente.Portanto não é só levar o seu cão pro escritório, é preciso que ele esteja totalmente acostumado a conviver com outras pessoas e até animais, já que outros cães vão estar passeando com seus donos pelos corredores da empresa.
Podemos aderir a ideia?
Sim, existem pequenas empresas brasileiras que permitem a presença de cães no ambiente de trabalho, basta que o cão siga as políticas de segurança estipuladas pela empresa, que o tutor deseje leva-lo para o trabalho e que exista um espaço adequado para o cãozinho no ambiente.Essa atitude não apenas pode evitar o estresse nos funcionários como também melhorar o relacionamento entre os colaboradores, a sensação de bem estar e até o desempenho dos funcionários.
Gostou da ideia? Então que tal mostrar esse artigo pro seu chefe?
Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/levar-caes-para-o-trabalho-diminui-o-estresse/.
Comentários
Postar um comentário