Pular para o conteúdo principal

Levar cães para o trabalho diminui o estresse


cão no trabalho

Hormônio do Amor

Já foi comprovado que a relação afetiva entre cão e humano faz com que o hormônio ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, seja liberado tanto no cão quanto no humano. Um simples afago em um cãozinho que você encontra pela rua e que lhe retribui esse carinho com um “lambeijo” ou só fechando os olhinhos e abanando a cauda, já faz cão e humano terem o hormônio do amor liberado.

Poder receber e dar esse carinho diversas vezes por dia, faz com que o cão e o humano liberem quantidades importantes desse hormônio no corpo, isso dá uma sensação de bem estar e alegria constante.

cão no trabalho

Pesquisa

Pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth colheram, durante uma semana, saliva de 450 funcionários de uma empresa, essa empresa permite que seus funcionários levem seus cães para o trabalho. Os pesquisadores estudaram as pessoas que levavam seus cães ao trabalho e as que não levavam ou não tinham um.

As pessoas que levavam seu cão para a empresa apresentaram redução do estresse durante o dia, enquanto as pessoas que não levavam ou não tinham um apresentaram um aumento no estresse até o fim do expediente todos os dias.

cão no trabalho

Segundo os pesquisadores, o estresse sobe nas pessoas que não trabalharam perto de um cão porque o estresse está ligado a sobrevivência e para sobreviver no trabalho eles precisavam estar em estado de alerta, é dessa forma que seus corpos reagiam ao ambiente hostil que a empresa representava ao cérebro.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre Santiago: A Capital dos cães de rua
Ao contrário do que acontecia com as pessoas que estavam acompanhadas de seus cães, com o cãozinho presente na empresa, o cérebro deixava de interpretar o ambiente como hostil devido a liberação de ocitocina e permitia que os níveis de estresse se reduzisse.

Síndrome de Burnout

cão no trabalho

Essa é uma síndrome que tem atingido cada vez mais pessoas no mundo, ela tem ligação direta com o aumento de estresse no ambiente de trabalho e pode afastar muita gente do trabalho. Na Alemanha cada vez mais empresas aderiram a liberação de cães no ambiente de trabalho com o intuito de evitar essa síndrome.


Cães aceitos no ambiente de trabalho

Não é qualquer cãozinho que é aceito no ambiente de trabalho, mesmo as empresas que liberam que isso aconteça, é necessário que o cão esteja com todas as vacinas em dia, esteja limpo e seja um cão calmo e obediente.

cão no trabalho

Portanto não é só levar o seu cão pro escritório, é preciso que ele esteja totalmente acostumado a conviver com outras pessoas e até animais, já que outros cães vão estar passeando com seus donos pelos corredores da empresa.

Podemos aderir a ideia?

Sim, existem pequenas empresas brasileiras que permitem a presença de cães no ambiente de trabalho, basta que o cão siga as políticas de segurança estipuladas pela empresa, que o tutor deseje leva-lo para o trabalho e que exista um espaço adequado para o cãozinho no ambiente.

cão no trabalho

Essa atitude não apenas pode evitar o estresse nos funcionários como também melhorar o relacionamento entre os colaboradores, a sensação de bem estar e até o desempenho dos funcionários.
Gostou da ideia? Então que tal mostrar esse artigo pro seu chefe?



Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/levar-caes-para-o-trabalho-diminui-o-estresse/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é um Caracal?

Você sabe o que é um Caracal? 398 Compartilhados 0 Um nome pouco comum e que temos certeza de que muitas pessoas nunca ouviram falar. Em Meus Animais somos apaixonados por todas as espécies, sem importar se são ou não domesticadas. Nossa espécie de hoje tem a ver com um de nossos animais de estimação preferidos. Hoje iremos falar do Caracal, uma espécie de gato selvagem muito

Caminhoneiro dá chance a gato ruivo resgatado, e ele vira o copiloto perfeito dele!

Paul Robertson Paul Robertson Paul Robertson Paul Robertson Paul Robertson Um gato ruivo chamado Percy entrou na vida de um caminhoneiro e tornou-se o companheiro mais perfeito. Ele olhou para seu humano com olhos de muitas histórias e ficou ao seu lado desde então. Conheça Percy! Há cerca de um ano, os caminhos de Paul Robertson e Percy se cruzaram, pouco tempo depois de o motorista dar adeus a seu estimado gato, Howie , com quem havia compartilhado muitos anos de aventura e estrada. Ele sabia que era hora de preencher aquele vazio em seu coração. Foi então que ele conheceu Percy, um gato ruivo de orelha cortada. “Quando eu adotei Percy pela primeira vez, percebi que seu olho direito estava um pouco danificado…a órbita de seu olho direito havia sido claramente atingida com força por alguma coisa, e então sarou um pouco fora de forma. Ainda, além disso, ele quase não tinha bigodes na sobrancelha direita. E quando ele abre a boca, dá para ver

Gato preto sortudo ganha 18 promoções

Fonte: ONG Adote um Gatinho Conteúdo de responsabilidade do anunciante Para acabar com a superstição de que gatos pretos trazem má sorte e incentivar a adoção desses animais, a ONG Adote um Gatinho resolveu testar a sorte do gato Lucky. Ele foi inscrito em dezenas de concursos, promoções e sorteios e faturou nada menos que 18 deles. Entre os prêmios estão aulas de yoga, bolo de chocolate, videogame e assinatura de canal a cabo. Orgulhoso, Lucky exibe toda sua sorte no Facebook , em memes muito engraçados. ― Tem muita gente que leva a sério essa história de que gato preto dá azar ― relata uma das fundadoras da Adote um Gatinho, Susan Yamamoto. Segundo ela, 70% dos gatos disponíveis para adoção são pretos. Quer adotar um gatinho? Entre no site da ONG e saiba como.