Pular para o conteúdo principal

Cuidados com os gatos ao mudar de casa!

Divulgação
Vida nova às vezes pode ser sinônimo de confusão: onde estão guardadas as meias agora? Se para você pode ser complicado até nas pequenas coisas, imagine para seu animal que de uma hora para outra descobre que mudou de ambiente. E se ele é um gato, cuidados redobrados. Felinos desenvolvem laços fortes com o local onde vivem. Deixar para trás seu antigo “mirante”, sua escada ou sacada preferida pode ser uma experiência bastante traumática para ele.
Veja algumas dicas para que seu gato compreenda que a vida mudou, sim, mas que vocês ainda continuam juntos – e que novos lugares da casa estão esperando para ser explorados.
1. Se houver a possibilidade, deixe seu gato na casa de um parente ou amigo. Gato em dia de mudança é só para complicar a vida de quem está se mudando e de quem está trabalhando na mudança.
Divulgação
2. Se isso não é possível, não conte que a equipe do transporte tenha com seu gato o mesmo cuidado e atenção que você. Uma simples advertência como “não abra essa porta que aí está o meu gato” não vai funcionar. O melhor é deixá-lo trancado em um cômodo cujos móveis serão os últimos a ser removidos.
3. Não havendo como trancar um dormitório e fechar suas janelas, uma boa opção continua sendo o banheiro. Na porta deve escrever com letras garrafais “Gato Solto” e usar fitas adesivas na maçaneta de forma que inviabilize alguma pessoa distraída de abrir a porta.
4. Quem tem caixa de transporte pode usá-la para e acomodar o gato em sua gaiolinha em um local com menor movimento durante a mudança, podendo ser o banheiro também.
5. Se a opção foi deixar o gato em casa durante a mudança, lembre-se de que ele será a última coisa a ser carregada para fora da casa antiga e jamais pense em colocá-lo no carro antes de a mudança estar totalmente no caminhão. Deixá-lo no carro e voltar para resolver alguma questão de última hora é perigoso. Os atropelos de uma mudança podem atrasá-lo por muito tempo, e o gato ficará esquecido dentro de um carro quente.
Divulgação
6. Lembre-se de que seu animal pode se assustar e correr em disparada com qualquer movimento brusco em meio a um local desconhecido. Sendo um bairro estranho, pode ser difícil voltar a reaver seu mascote. Por isso, não esqueça da coleira de identificação e eleja um quarto para ser montado primeiro na nova moradia, espaço que vai receber seu gato e preservá-lo de mais movimentação de pessoas e objetos.
7. Não esqueça de alimentá-lo e manter água fresca durante esse dia.
8. Acabou o estresse? Tudo dentro do novo lar? Então feche tudo e deixe o gato cheirar o ambiente.
9. Muito cuidado com sacadas e andares altos que não tiverem proteção contra quedas. Permita ao animal entender que está em um andar alto. Não são raros gatos que moravam em casa caírem de janelas e sacadas de apartamentos logo nos primeiros dias.
10. Mostre a casa a ele e tente infundir carinho em sua voz. Na medida do possível, faça do novo lar um ambiente em harmonia e procure manter mesma rotina e horários da casa anterior.
Divulgação
11. Muita atenção aos novos arranjos da casa. O que era seguro na casa antiga pode representar perigo no novo ambiente. O estreito espaço em que o animal se refugiava atrás da máquina de lavar a roupa pode estar reduzido ou repleto de fios que podem causar desde desconforto até acidentes.
12. Se você já sabe que seu gato é estressado, leve-o para a nova morada dias ou até uma semana depois de sua mudança definitiva, momento em que você já estará menos tensa e com a mente mais livre para identificar o que é potencialmente perigoso para seu mascote.
13. Mantenha o gato dentro de casa por pelo menos duas semanas para que ele se acostume com o novo ambiente sem querer fugir.
Fonte: Revista Donna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é um Caracal?

Você sabe o que é um Caracal? 398 Compartilhados 0 Um nome pouco comum e que temos certeza de que muitas pessoas nunca ouviram falar. Em Meus Animais somos apaixonados por todas as espécies, sem importar se são ou não domesticadas. Nossa espécie de hoje tem a ver com um de nossos animais de estimação preferidos. Hoje iremos falar do Caracal, uma espécie de gato selvagem muito

Caminhoneiro dá chance a gato ruivo resgatado, e ele vira o copiloto perfeito dele!

Paul Robertson Paul Robertson Paul Robertson Paul Robertson Paul Robertson Um gato ruivo chamado Percy entrou na vida de um caminhoneiro e tornou-se o companheiro mais perfeito. Ele olhou para seu humano com olhos de muitas histórias e ficou ao seu lado desde então. Conheça Percy! Há cerca de um ano, os caminhos de Paul Robertson e Percy se cruzaram, pouco tempo depois de o motorista dar adeus a seu estimado gato, Howie , com quem havia compartilhado muitos anos de aventura e estrada. Ele sabia que era hora de preencher aquele vazio em seu coração. Foi então que ele conheceu Percy, um gato ruivo de orelha cortada. “Quando eu adotei Percy pela primeira vez, percebi que seu olho direito estava um pouco danificado…a órbita de seu olho direito havia sido claramente atingida com força por alguma coisa, e então sarou um pouco fora de forma. Ainda, além disso, ele quase não tinha bigodes na sobrancelha direita. E quando ele abre a boca, dá para ver

Gato preto sortudo ganha 18 promoções

Fonte: ONG Adote um Gatinho Conteúdo de responsabilidade do anunciante Para acabar com a superstição de que gatos pretos trazem má sorte e incentivar a adoção desses animais, a ONG Adote um Gatinho resolveu testar a sorte do gato Lucky. Ele foi inscrito em dezenas de concursos, promoções e sorteios e faturou nada menos que 18 deles. Entre os prêmios estão aulas de yoga, bolo de chocolate, videogame e assinatura de canal a cabo. Orgulhoso, Lucky exibe toda sua sorte no Facebook , em memes muito engraçados. ― Tem muita gente que leva a sério essa história de que gato preto dá azar ― relata uma das fundadoras da Adote um Gatinho, Susan Yamamoto. Segundo ela, 70% dos gatos disponíveis para adoção são pretos. Quer adotar um gatinho? Entre no site da ONG e saiba como.